sexta-feira, 16 de abril de 2010

second life

Hoje a aula da disciplina pcs5757 foi no second life. Resolvi relatar aqui a minha experiência.

Me cadastrei previamente, li um tutorial básico, testei as operações básicas do sistema. trinta minutos antes da aula resolvi testar o fone e microfone no gravador do windows, em seguida entrei no sistema para repassar todos os procedimentos, e encontrei outros colegas da turma que estavam fazendo o mesmo.

A última coisa que resolvi testar foi o som. Uma catástrofe. Não há meios de escutar o que os outros falam no microfone e também não há como os outros te escutarem.

Há um botão "talk" que você deve pressionar e manter pressionado enquanto fala, mas esse botão fica desabilitado todo o tempo. Depois de uns 30 minutos lendo e relendo a tela de configuração notei que não é qualquer botão que habilita para falar, e sim apenas o botão do meio do mouse.

Nisso a palestra já havia acabado e até o momento nada eu tinha ouvido. A configuração para ouvir o áudio deve envolver alguma configuração estúpida do gênero "pressionar ctrl+alt w próximo ao avatar", pressionar o botão do meio do mouse...

O Second Life é um software cuja interface segue um padrão bastante esclerosado, com uma infinidade de opções, opções confusas, opções que se mostram de formas diferentes nas diferentes versões, botões como o de modo voar que é desabilitado sumariamente sem motivos e não há mensagens exploicando por que isso ocorre, interface muito poluída.

Outra coisa muito frustrante é que uma vez que você inicia o client, nada mais funciona na máquina, e a máquina só volta a operar novamente depois que o computador é reiniciado (as vezes só no botão de reset).


Enfim, não possuo o arcabouço mental necessário para usar mundos virtuais.

2 comentários:

  1. Ei Silvio, muito interessante seu depoimento. Muuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttoooo mesmo. Meu filho, Maurício, de 17 anos (que tá muito doente hoje, o que me destroça os nervos) havia me falado sobre o SL: "Ih mãe, é uma chatice isso. Além do mau gosto, é mal feito e confuso". Da minha parte, desconfio que há muito lero lero sobre essas técnicas: a tecnologia como ideologia.
    Bem, mas o prof. Romero deve ter uma razão para ter realizado essa atividade. E eu ainda vou tentar entender melhor, não vou desistir, por enquanto. O difícil é conversar com os americanos que estão lá só na gíria e no desprezo do outro. Mas, não quero cristalizar preconceitos. Isso, nunca.
    Não pude participar da aula. Tive problemas de monta nessa semana. Inclusive com vírus (no virtual) e com bactérias (no mundo real que instalaram ontem uma pneumonia brava no Maurício).
    Entrei no seu blog para acessar o link da sua tese. Vou fazer isso agora. Estou atrasada com as tarefas. Vou tentar terminar hoje o trabalho sobre LMS e por isso quero ver sua tese.
    aquele abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvio, parece que você ficou meio complexado com a interface. Eu acredito que a sua má impressão foi por falta de familiaridade. Normalmente, usamos com mais freqüência o que está disponível na barra na parte inferior da janela. A área de navegação na minha opinião é adequada desde que a janela de inventário não esteja aberta. A maior parte das opções estão nos menus, que não precisamos acessar a todo momento.
    Sobre o uso do botão do meio mouse para acionar o som, deve ser alguma insconsistência no evento do mouse. Porque eu consegui usar numa boa com o botão esquerdo do mouse de dois botões.
    O efeito negativo que senti foi sobre o uso do fone de ouvido, quando a aula terminou eu estava com muita dor de cabeça, já não aguentava mais o som direto no ouvido.
    Durante todo o curso, eu conseguia minimizar o cliente e usar outros programas na máquina.
    Para não estranhar a interface, seria importante uma pré-aula para os alunos que nunca usaram o SL aprenderem a interagir e navegar.
    As iniciativas de uso dos mundos virtuais 3D em educação são importantes porque podemos visualizar e interagir com elementos que seriam difíceis ou até mesmo impossíveis de demonstrar na sala de aula (ou do aluno ter acesso em casa).

    ResponderExcluir